Guiné Bissau

Guiné Bissau

Um caso equiparado aos seus países limítrofes, no entanto muito caracterizado pela sua baixa compatibilidade com os padrões de desenvolvimento mundiais. O país apresenta uma distribuição do rendimento por cidadão dos mais baixos do mundo e o seu índice de desenvolvimento humano é também dos mais negativos no globo. Mais de dois terços da população vive abaixo da linha da pobreza, a exploração infantil é muito comum no país, o funcionamento das escolas do país tem muito pouca assistência, os edifícios escolares estão muito degradados o que implica uma grande parte das escolas não terem acesso a água ou a materiais de trabalho tão elementares como quadros escolares ou giz.

Foi na aposta da Educação do País que a AND gizou a sua estratégia na República da Guiné Bissau. Em parceria com uma instituição luso alemã em Portugal, a AND realizou o início do apoio à Guiné Bissau com a preparação de lotes de envio cheios de confeção para homem, senhora e criança, artigos de farmácia, artigos para bebé, brinquedos, calçado para todos as faixas etárias e em maior quantidade material escolar incluindo livros oficiais para lecionar.

O apoio da AND no país está confinado à região de Nhoma onde foi feita assistência especializada a um orfanato, onde se dirigiram programas de recuperação e sustentabilidade na educação e onde se promoveram boas práticas de higiene e saúde, para mais de 300 jovens e crianças, utentes do orfanato e estudantes da região.