Na Guiné Equatorial a riqueza é distribuída de forma muito desigual e poucas pessoas são beneficiadas com as riquezas do petróleo. Menos de metade da população tem acesso a água potável segundo dados da ONU, 15% das crianças do país morrem antes de completar 5 anos e 33 % dos adultos morrem antes de completar 40. Para além de se tratar de um país marcado por uma enorme desagregação aos direitos fundamentais da humanidade e ausência substancial e geral do Estado de direito, existe distribuída violência e discriminação contra crianças, mulheres e pessoas com HIV. Tudo isto mostra um país que nos dias de hoje continua em regime ditatorial, onde o chefe de Estado é um dos 10 chefes de Estado mais ricos do planeta.
Com vista ao alvo estratégico das missões da AND, de proteger e ajudar civis desfavorecidos por conflitos causados pelos seus países, a Guiné Equatorial foi mais um passo para mudar o mundo, um coração de cada vez, na reconstrução e requalificação do sistema de ensino e de formação profissional.
A maior parte da população vive nas diferentes selvas, onde a principal atividade laboral se cinge ao trabalho nas plantações em condições precárias. Como forma de investir na produtividade do país a AND preparou toneladas de medicamentos, livros e material escolar, para assim colaborar na renovação do sistema educacional do país.
O projeto de renovação e requalificação do sistema de ensino, incluiu a implementação e distribuição de cadeiras, mesas e quadros nas salas de aulas, que até essa data se efetuavam no chão. Como complemento à nova vida dos estudantes, ainda foram distribuídos alimentos e roupa.
Subscreva a Newsletter AND.
Acompanhe esta Missão!