É um país que apesar de não ser considerado desenvolvido tem apresentado uma melhoria na área do desenvolvimento humano. As recentes conquistas alcançadas incluem uma acentuada redução nas taxas de mortalidade materna e infantil, devida em grande parte ao aumento de nascimentos assistidos por profissionais qualificados. São Tomé e Príncipe tem também registado alguns progressos na educação, especialmente na instrução primária e está perto de atingir uma taxa de conclusão do ensino primário de 97%.
O país é considerado no entanto um Estado Frágil, em avaliação dos padrões do Banco Multilateral de Desenvolvimento, cuja fragilidade se baseia principalmente na vulnerabilidade económica e na insularidade do país marcadas pela falta de alimentos e as repentinas e perigosas mudanças climáticas. Com o fraco desenvolvimento da economia do país o desemprego continua elevado, principalmente para as mulheres e para os jovens.
A intervenção da AND nesta pequena ilha paradisíaca do Atlântico foi iniciada em 2008 para obtenção de informações das necessidades do população, para a construção de uma base missionária no local.
Neste local, surpreendeu-nos deparar com uma população bastante jovem que apesar do elevado nível de pobreza geral e carência de muitos bens primários, sempre está feliz e bem-disposta. Habituados a uma vida calma e “leve”, como eles mesmo dizem, recebiam com alegria as boas novas e a execução do trabalho missionário no país.
Subscreva a Newsletter AND.
Acompanhe esta Missão!