Moçambique era e ainda é um país muito dependente da ajuda internacional onde todos os indicadores sobre desenvolvimento humano (IDH) apresentam um dos valores mais baixos do mundo. Dados estrondosos como a esperança média de vida situar-se ainda nos 50 anos e 80% da população trabalhadora ser analfabeta, são reveladoras para a conceção e emergência da realidade do país. É contudo, também um país com vastos recursos naturais e neste momento em algum relativo crescimento económico, mas de extrema discrepância social igualando os seus países vizinhos.
O maior problema de instabilidade no País, mantém-se ainda com a probabilidade de que a guerra civil terminada em 1992 se volte a reacender visto que existe um enorme clima de tensão entre as duas fações nacionais, o que pode causar uma catástrofe no desenvolvimento num país que por si só já sofre de imensas carências a todos os níveis. Na sequência das severas tempestades da região e propagação de cheias, o apoio centrou-se na distribuição humanitária material e logística, compondo, alimentação segura e vestuário novo. Desenvolvemos a área da Cooperação satisfazendo as necessidades de várias instituições locais incluindo a instituição Madre Teresa de Irmãs da Caridade e o Centroanglicano que trabalhava com crianças de rua.
Os beneficiários resultantes da missão AND chegavam aos milhares. Na área da saúde foram visitados doentes no Hospital Geral de Maputo, acompanhando, convivendo e dando uma mensagem de esperança a todas as vítimas daquelas enfermidades. A AND desenvolveu ainda um projeto de microcrédito que se estendeu a toda uma comunidade, trazendo mais um passo de sustentabilidade para o país.
Subscreva a Newsletter AND.
Acompanhe esta Missão!