Bósnia e Herzegovina

Bósnia e Herzegovina
Bósnia e Herzegovina foi uma das repúblicas mais pobres da antiga Jugoslávia. Tinha como principal exportação produtos agrícolas provenientes apenas de pequenas quintas e pouco eficientes.
Com a guerra e os conflitos étnicos a maioria das infraestruturas foram destruídas e a economia do país entrou em declínio. Estes acontecimentos causaram: um aumento exponencial do desemprego; queda da produção na ordem dos 80%; a morte de 200 mil pessoas estimadas e consequente deslocamento forçado de metade da população do país.
Com uma população tão afetada pela guerra, criou-se um Estado representado pelos seus cidadãos que necessita constantemente de apoios a todos os níveis.

Neste país o foco da AND foi ajudar os refugiados da guerra e deslocados, angariando materiais de primeira necessidade.

A missão financiada por milagre e com o apoio de amigos e empresários durou 12 anos, onde as várias toneladas de ajuda humanitária foram distribuídas pessoalmente às famílias afetadas pela guerra nos campos de refugiados e noutros locais do País.

Realizaram-se intervenções readaptadas de forma trimestral e onde o material de suporte foi distribuído diretamente aos refugiados.
A AND realizou também programas fundamentais de convívio e entretenimento para as famílias monoparentais e crianças vítimas do conflito que marcaram um período muito complicado num país devastado pela guerra.

A AND criou atendimento e formação para recuperação de utentes de substâncias psicotrópicas que pretendiam reverter vícios causados pela depressão social do país muito comum na maior parte dos cidadãos.

A AND, na área da cooperação da sua ação, providenciou suporte e apoio a outros projetos de organizações equiparadas como resposta de emergência assim como proporcionou apoio a instituições públicas, nomeadamente escolas e hospitais que careciam de bens elementares para o seu bom funcionamento.