Gestão dos recursos ambientais

O nosso missionário Manny tem estado profundamente envolvido no ensino e na formação dos funcionários locais, nos municípios de Alburquerque e Panglao, na província de Bohol, gerindo eficazmente a disposição de resíduos sólidos a partir de Barangay. Mãos ao trabalho, no treinamento onde os participantes aprendem a separar corretamente e a decompor o lixo bio-degradável. (Um ambiente bom e saudável elimina Dengue, Malária e outras doenças, que ainda prevalecem em regiões mais pobres das Filipinas.)

“Antes havia resíduos por todo o lado, mas hoje, encontrámos uma plantação orgânica com o lixo sendo segregado, devidamente triturado, reciclado e transformado em adubo orgânico de primeira classe.”  – Manny

O local de despejo de Lourdes já foi considerado a vergonha de Panglao, mas hoje esta província pode orgulhar-se de suas instalações: O município de Panglao recebeu por três anos consecutivos o primeiro prêmio para melhor serviço de limpeza, pela constante e benéfica mudança que ocorre no local.

Manny e Joy, com o apoio do governo local, transformaram este terreno baldio cheio de lixo em um jardim fecundo e fértil. Através da sua iniciativa e trabalho árduo de passar a mensagem através de muitos seminários, o desperdício está agora a ser segregado nas habitações e recolhido diariamente em muitas aldeias de Panglao.