História

Mudar o Mundo, um Coração de Cada Vez.

O Historial da AND | Associação Nova Dimensão encontra-se resumido pelas missões anuais mais marcantes desde o início da sua atividade conceptual datada de 1975, através dos trabalhos realizados pelos Membros Fundadores da Organização.

Uma história repleta de missões

O Historial da AND | Associação Nova Dimensão encontra-se resumido pelas missões anuais mais marcantes desde o início da sua atividade conceptual datada de 1975, através dos trabalhos realizados pelos Membros Fundadores da Organização.

1975-1985

Início de Viagens Missionárias por toda a Península Ibérica. Viagem de reconhecimento e apoio a várias cidades de França e algumas localidades no Canadá. Missão em Boston – USA. Programas de sensibilização para jovens desintegrados da sociedade.

1980-1987

Ação na Irlanda do Norte e no Reino Unido da Grã Bretanha.

1981-1984

Missão na Argentina com Educação pré escolar, promoção de práticas de saúde e economia familiar na zona Norte do País (Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, La Rioja e Tucumán).

1982

Integração e treinamento de novos voluntários em Lisboa – Portugal e Andaluzia – Espanha. Início de intervenção social nos bairros portugueses e zonas desprivilegiadas de norte a sul do país e fundação do trabalho nacional onde se veio a sediar esta Organização.

1983

Formação de novos voluntários em Lisboa, enviados para centros de Missão em vários países Europeus. Início de eventos e espetáculos pedagógicos em escolas e hospitais na Península Ibérica.

1984

Desenvolvimento e apresentação de atuações musicais e pedagógicas em centros urbanos de Portugal e Espanha. Implementação de programas de inclusão social em Málaga e Múrcia. Início de distribuição de áudios inspiracionais e educativos em Portugal e vários países da Europa.

1985

Extensão da Acão Missionária a várias cidades de Portugal e também em Espanha, nomeadamente Barcelona, Pamplona, Salamanca, San Sebastián, Santander, Zaragoza. Integração e treinamento de novos Missionários em Bilbao.

1986-1987

Cursos de liderança em Lisboa e Portugal – Portugal e em San Sebastián – Espanha.

1988

Início da distribuição de vídeos pedagógicos a particulares, a empresas e outras instituições de norte a sul de Portugal e por toda a Ibéria. Viagem Missionária ao Japão.

1989

Extensão da atividade social e missionária às ilhas portuguesas da Madeira e dos Açores.

1990-1994

Missão na Escandinávia: Formação e educação a crianças de várias comunidades do nível pré-escolar ao 3º ciclo. Missão na Dinamarca: Formação técnica nas áreas de jardinagem e paisagismo em lugares públicos e edifícios estaduais. Criação de bases em Portugal e Espanha, de fornecimento e de envio de material Humanitário, com destino aos Países da Europa do Leste (Polónia, Rússia, Letónia, Alemanha Oriental, Estónia, Lituânia).

1990-2000 (Ainda em Curso)

Atividades educativas com animação musical, palhaços, fantoches, teatros, flanelógrafos, livros, audio-visuais e folhetos distribuídos a milhares de indíviduos, crianças e adultos com o objetivo da Missão de Mudar o Mundo, Um Coração de Cada Vez.

1991 (Ainda em Curso)

Desenvolvimento e consolidação do trabalho de angariação de bens em fábricas e armazéns da Península Ibérica, para dar resposta ao aumento das distribuições humanitárias.

1991-1993

Monitorização de Atividades voluntárias em França, Espanha e norte de Itália.

1993

Formação em tecnologias de informação e comunicação para várias populações na sequência das necessidades da década.

1993-1998

Acolhimento e reinserção de crianças, jovens e mães solteiras nas instalações Missionárias em Portugal. Ensino pedagógico e educativo em Lisboa, Madrid e Tarragona.

1994-2004

Viagens trimestrais de Ajuda Humanitária para apoio a vítimas de Guerra e refugiados na Jugoslávia, Eslovénia, Croácia e Bósnia.

1994-1998

Emergência Social de apoio semanal a cerca de 1000 beneficiários na Grande Lisboa. Criação do Projeto Gotas D’Ouro.

1995

Base de Treinamento e formação profissional para dezenas de jovens voluntários de vários países, nas instalações de Lisboa e do Porto. Viagem Humanitária à Itália.

1996

Cooperação e Ajuda Humanitária nas aldeias dos Alpes Italianos. Apoio na criação de trabalho social para ajudar a região de Valença do Minho. Esboços de literatura infantil pedagógica para crianças no âmbito do projetos KidsKlub AND.

1997

Início do Projeto “Missão por África” para oficializar o trabalho humanitário no continente africano. Primeiro armazém logístico em Portugal cedido em Lisboa por uma Instituição Bancária Nacional.

1998

Viagem Humanitária aos Camarões. Envio de Ajuda Humanitária para Moçambique para apoio à Educação: livros, cadernos e materiais escolares. Provisão de cirurgias oculares para alguns membros de uma Equipa Missionária em Missão na Índia. Formação e Retiro para voluntários da Obra Humanitária em Madrid.

1999

Regresso dos Missionários em Missão nos Camarões, no navio “Valkla”, parceiro da missão. Assistência humanitária e logística a uma Missão Humanitária na Gâmbia. Organização e preparação da Viagem Humanitária à Bósnia-Herzegovina.

2000

Viagem de Ajuda Humanitária para a Bósnia, com a participação da Câmara Municipal de Lisboa e de 22 empresários Portugueses integrados numa Missão social todo-o-terreno desde Lisboa até Sarajevo. Viagem Missionária a Pietersburg, África do Sul. Envio de um contentor para a Guiné Equatorial com uma viatura 4×4, medicamentos, material hospitalar e de farmácia, artigos escolares e informáticos, alimentos, roupa e calçado. Moçambique: Intervenção na prisão Central da Beira e Suporte de um Lar Missionário Local. Apoio a Hospitais, Orfanatos e à População em Geral com alimentos e bens de primeira necessidade.

2001

Projeto Semear o Futuro nos Camarões: livros, material de construção civil, material elétrico e equipamento informático. Implementação de Atividades sociais em África do Sul: Barbaton, Johannesburg, Pietersburg e Pretória. Projeto Bons Olhos te Vejam em Moçambique: livros escolares e técnicos, material escolar e medicamentos distribuído a várias populações locais. Ajuda Humanitária de Emergência à população afetada pelas cheias na zona de Coimbra. Primeira viagem Missionária a Angola; intervenção pessoal e coletiva nas escolas de Angola e Aulas Bíblicas numa Universidade em Luanda. Missão Renovar Portugal e o Mundo com destino a Cabo Verde através da distribuição de mobílias, material elétrico e candeeiros entre outros. Missão em Portugal a instituições na margem sul e Alentejo para ajudar crianças carenciadas.

2001-2011

Missão em Portugal com programas de inclusão à terceira idade por todo o país.

2002

Segunda viagem Missionária a Angola. Missão Humanitária e Social em Marrocos para providenciar Agadir com material elétrico. Viagem Humanitária a Ceuta para entrega de material de primeira necessidade. Inauguração do armazém no país sede da Organização, a partir de Lisboa, para melhorar a logística e a distribuição da Ajuda Humanitária Internacional. Renovar o Portugal e o Mundo, em Portugal com recuperação e restauração de espaços privados carenciados. Criação de Bazares Sociais em Lisboa.

2003-2006

Apoio na redação de livros pessoais dos missionários da Organização “A Tua Graça Me Basta”, “Milagres” e “Mulheres Guerreiras”, manuscritos.

2003

Viagem a África do Sul para estruturar a base permanente em Angola. Apoio na redação do livro Cookbook com receitas de gastronomia cultural de cada país visitado em contexto de missão humanitária. Auxílio de emergência às famílias atingidas pelos incêndios em Santarém, distrito português com mobílias, têxteis lares e outros bens.

2004

Criação do Projeto IIF em Amesterdão, Holanda. Missão de apoio a deslocados da guerra civil em Angola. Acompanhamento e apoio a duas comunidades de 600 crianças de risco em Angola. Novo Estudante em Angola com apoio às escolas com material escolar através de doadores nacionais. Projeto Bons Olhos te Vejam em Angola distribuição de 155 mil seringas descartáveis e medicamentos para instituições de saúde e clínicas carenciadas.

2005

Missão Humanitária na Guiné Bissau. Início de aulas bíblicas regulares a estudantes em várias escolas de Angola. Intervenção Humanitária e social no Norte da Roménia, na região da Transilvânia e Maramures, em: Târgu Mures, Cluj, Napoca, Sighisoara, Alba Iulia, Sibiu, Baia Mare, Satu Mare, Baia Sprie, Deva Bistrita e Sighetu Marmatiei. Apoio na redação do romance histórico medieval Otto’s Story. Missão diária e contínua de distribuição de material escolar, brinquedos, confeção, calçado, mobílias, a várias instituições sociais em Portugal.

2005-2009

Edição e distribuição de 20 mil exemplares de obra inspiracional sobre relacionamentos e casamentos.

2006

Intervenção em Campanhas de alfabetização em Angola. Aumento do armazém sediado em Portugal. Mudança de toda a estrutura organizacional e das táticas de sustentabilidade da Organização em Portugal. Mudança de instalações, projeção de trabalhos futuros e avaliação de toda a atividade Missionária e Humanitária desde a sua fundação.

2007

Início da nova estrutura e organização. Implementação de um Gabinete Executivo na Organização. Viagens de norte a sul para propostas de parcerias e novos patrocínios no meio empresarial e particular, com vista ao desenvolvimento das diferentes áreas sociais e dos novos projetos. Divulgação da AND por todo o país. Distribuição de material educativo a adultos e crianças. Viagem Humanitária na área de Educação, ao deserto do Sahara.

2008

Apoio à Terceira-Idade no Alentejo e evento num lar da região com ajuda humanitária. Registo oficial da nova estrutura nas entidades governamentais e restantes formalidades. Reestruturação oficial dos trabalhos Humanitários entre Portugal e nas delegações internacionais. Implementação dos primeiros trabalhos do Projeto Novo Estudante em Portugal.

2009

Implementação do programa executivo “Clube Amigos AND” em Portugal. Aumento do alcance humanitário de províncias em Angola. Segunda Viagem à Argélia, para apoiar o Deserto do Sahara.

2010

Extensão do Projeto Novo Estudante aos Concelhos portugueses a nível nacional. Adoção de um menino órfão de sete anos, na delegação em Angola. Implementação do Projeto IIF em Portugal através da distribuição semanal de 300 pratos quentes de comida nos centros urbanos; – Apuramento de mais de 14.500 refeições distribuídas anualmente no âmbito do Projeto, compostas por sopa, carne ou peixe e acompanhamento, pão, bolos, fruta, água mineral e café; juntamente, distribuição de roupa, calçado e cobertores. Desenvolvimento de protocolos e parcerias com várias Empresas, no âmbito da reinserção de indivíduos desempregados no mercado de trabalho. Continuidade do Projeto Renovar Portugal e o Mundo, em habitações carenciadas por todo o país; Distribuição Humanitária de calçado para crianças na Argélia. Distribuição de milhares de brinquedos na época festiva do natal em Portugal. Início das Campanhas de Divulgação AND sazonais, realizadas com a colaboração de 32 voluntários, para a divulgação das atividades da AND a nível nacional.

2011

Várias campanhas de Formação na área do voluntariado para voluntários e colaboradores AND. Projeto Gotas de Ouro em massa, com distribuição de roupas, calçado, artigos de farmácia e artigos escolares para famílias carenciadas e identificadas pelas Juntas de Freguesia nacionais, Missão em Portugal. Expansão do Projeto Novo Estudante em Portugal com a criação de um kit mais completo, composto de mochila, estojo, caneta azul, preta, verde e vermelha, lápis, borracha, afiador, réguas, cola, tesoura, lápis de cor, marcadores, aquarelas, 3 cadernos e um programa educativo.

2012

Planeamento executivo do projeto Bons Olhos Te Vejam para apoiar Angola com uma equipa de optometristas. Formação na área da Higiene e Saúde e na área do empreendedorismo e formação pessoal. Criação das Edições AND com esboço e preparação de livros infantis educativos. Expansão da rede de voluntários e patrocinadores. Ações de Formação predefinidas regulas para o corpo voluntário AND.

2013

Aumento dos membros da estrutura de Gestão da AND. Crescimento de parcerias internacionais para realizar maior apoio aos países menos desenvolvidos do Pacífico. Abertura de cursos de formação pessoal. Criação de novos projetos de apoio e acompanhamento sustentável a jovens de risco – Academia 360. Aumento das parcerias com o tecido empresarial na execução dos projetos humanitários. Deslocação para um espaço maior de armazenamento dos bens humanitários na capital do país para facilitar as recolhas e distribuições. Criação de ferramentas de autossustentabilidade para orçamento de cada projeto humanitário. Elaboração de formações tecnológicas em áreas profissionais e executivas. Execução do projeto de apoio a carenciados com incapacidades físicas em Portugal, projeto Reino da Arte. Alcance do dobro dos concelhos apoiados em 2012 pelo projeto de distribuição de bens humanitários de emergência, Gotas D’Ouro. Maior abrangência de locais na recolha de bens para o projeto de apoio com materiais escolares, Novo Estudante. Integração e envolvência de equipas mais alargadas de voluntários na planificação dos projetos humanitários. Crescimento do projeto de formação no eixo tecnológico de recursos naturais para maior aproximação dos agentes económicos aos setores primários. Redução de custos associados à estrutura para transferência de ainda maior apoio aos carenciados. Adoção de bebé abandonado em Angola, Carlinhos com 7 meses.

2014

No inicio de 2014 a AND constituiu uma parceria oficial nas Filipinas, com uma delegação nas ilhas de Bohol ; Criação de uma escola pré-primária para mais de 22 crianças em dois grupos diferentes, com idades entre os 2 e os 4 anos; mplementação do projeto SEMEAR O FUTURO NAS FILIPINAS; Realização de seminários e ações nas Filipinas ensinando as unidades do governo local do município de Panglao a separar e a reciclar corretamente o lixo; Em março de 2014 realizámos a abertura do armazém AND no Norte; Em abril foi realizado o primeiro jantar anual de membros credenciados de 2013; Parceria com a escola de línguas London Institute, sediada em Braga; Realizámos diversas campanhas de divulgação do trabalho humanitário em feiras, exposições e outros eventos; Campanhas de divulgação AND em lojas Toys R US de cinco centro comerciais; Diversas formações elementares e contínuas de recrutamento de voluntários; Projeto IIF esteve cerca de 200 horas nas ruas num serviço dedicado exclusivamente à distribuição de 10.600 refeições quentes.

2015

Realização de workshop a jovens estudantes do Externato de Penafirme em Torres Vedras realizado pelos nossos missionários fundadores; Implementação do projeto SEA (SERVIÇO DE EMERGÊNCIA ALIMENTAR) Renovar Portugal ao longo de 2015 renovou os lares de mais de 30 famílias: O projeto Gotas d`Ouro apoiou mais de 1600 beneficiários com mais de 10 mil peças de roupas, calçados, têxteis, interiores e outros acessórios. Quase 2.000 brinquedos e várias toneladas de alimentos; O Centro de Tropas Comandos recolheu bens doados pelos próprios militares que foram distribuídos nos eventos humanitários; SIBS – Início da colaboração para contributo através de uma CAIXA ATM; Festas de Natal do Convento dos Cardeais, Casa do Restelo. Assim como distribuição de refeições quentes e prendas aos sem abrigos. Em parceria com a RUMO procedemos a distribuição de brinquedos numa festa temática;

2016

Formações viradas para comunicação estratégica com apoio da fundação Bonfim; Em apoio com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa além de Portugal enviamos a São Tomé e Príncipe centenas de livros manuais e computadores, investindo na formação académica dos povos; Nossa equipa construiu nas Filipinas uma segunda máquina para um órgão autárquico onde se seguiu a devida consultoria na gestão de reciclagem e ambiente; Ainda nas Filipinas o Bohol Bee Farm Restaurante and Resort efetuou uma grande encomenda de produção artesanal de crochê composta por malas, bolsas, brinquedos e acessórios; A AND foi apresentada no canal SIC no programa Etnias a convite da nossa suportadora Cristina Ferreira Gomes; O corpo de comunicação da AND esteve presente no seminário internacional Spread for Change – Partilha de boas práticas em gestão de programas de voluntariado da fundação Calouste Gulbenkian; Envio a São Tomé carregamento com cerca de 1000kg em 3 paletes, cheios de manuais escolares, computadores, teclados, ratos, impressora e videoprojector; Graduação de 27 professores nas Filipinas com o programa piloto teórico e prático Coalition for Change in Education ( Coligação para a mudança na educação ), com o tema “agricultura orgânica”, a ideia é transmitir técnicas de agricultura lecionadas pela AND aos alunos de cada graduado; Em parceria com a escola Profissional EPAR, foi realizado dois estágios de longa duração em contexto de trabalho administrativo e de design gráfico; Lançamento da NDA na página internacional do Facebook;

2017

Continuamos a investir no projeto STEPS nas Filipinas com ensino de escrita, leitura, fonética e moral; Em fevereiro recebemos em nossa delegação em Bohol um grupo de voluntários vindos da Europa para apoio em vários projetos locais Ao longo do ano a AND esteve presente nas campanhas de divulgação do Toys R Us para angariação de fundos nas lojas do centro comercial do Colombo , no Continente de Telheiras e nos centros Marshopping e Gaiashopping no Porto; Avanços na construção da cozinha humanitária AND; Implementação de salas formativas na ilha de São Tomé para educação pré-primária de crianças; Em Panglao nas Filipinas a AND apoiou na construção de um formo “ Kan-Tiki”, usado para transformar matéria orgânica, como madeira , estrume ou folhas sob uma limitada fonte de oxigênio e temperaturas relativamente baixas Em março e abril de 2017 a AND recebeu na delegação das Filipinas mais um voluntário, desta vez vindo da Alemanha. Ainda nas Filipinas graduamos mais uma turma com 30 alunos do programa STEPS com idades entre 3 e 4 anos.

2018

Realização de ação Gotas d’Ouro em Camarate; Regresso de donativos através de Multibanco; Jantar para grupo de crianças e adolescentes da ASCRA, da Apúlia; Organização de cerimónias matrimoniais Distribuição de bens em Alcabideche em fevereiro; Envio no primeiro trimestre de 2018 quatro voluntários portugueses para missão humanitária nas Filipinasx1\; Festa das cruzes com delicioso jantar em Barcelos ás crianças do centro de acolhimento Apúlia; Graduação de 8ª turma do programa STEPS com 47 graduados; Envio de 2 membros a Benguela na Angola para distribuição de bens a crianças órfãs com o objetivo de lançamento de um centro escolar; Envio de bens alimentares a Serra do Monchique em Algarve ao corpo de bombeiros para distribuição as famílias afetadas pelo incêndio; Realização de diversas festas em escolas com apoio da ALE HOP; Pelo nono ano consecutivo a campanha nacional de angariação no TOYS R ´US com o apoio de mais de 300.000 pessoas que foram sensibilizadas com o trabalho da AND;

2019

Novo espaço para instalações logísticas em Torres Vedras Envio de material humanitário a Angola com patrocínio de uma companhia de aviação juntamente com 3 voluntários da AND; Adquirido terreno com 1000m² em Angola para as novas instalações do centro infanto juvenil em Benguela; Em abril uma equipa de seis elementos AND procedeu a seleção, embalamento e etiquetagem de 31 paletes de material hospitalar, maiormente cirúrgico, que nos foi doado por um laboratório amigo AND de forma a chegarem aos hospitais afetados pelas catástrofes naturais em Moçambique. Ao todo foram enviadas 12 paletes para os hospitais da zona da Beira e as restantes para hospitais de outros locais do país. No contentor, para além de material hospitalar, foram também enviados alimentos não perecíveis, material escolar, roupa, calçado e artigos para o lar; Duas jovens voluntárias partiram em missão para a Guiné Bissau. Com elas a AND enviou calçado, vestuário, material escolar, chapéus e material hospitalar para orfanatos locais. Foi improvisado um Centro Clínico nos arredores de Bissau para atendimento, tratamento e diagnóstico de doenças a tratar ou a reencaminhar, onde um jovem local recém-formado em Medicina ajudou na prescrição médica. Após um ano de investimento no futuro destas crianças, que retribuem com os seus talentos, muito amor e gratidão, celebrou-se em junho o 1.º aniversário da escolinha AND em Angola. A visita do Senhor Governador de Benguela foi o ponto alto das festividades, que juntamente com patrocinadores, autoridades tradicionais, a diretora do Instituto da Criança e a Dra. Paula da IPROCAC fizeram questão de visitar as crianças e o projeto AND. À semelhança de anos anteriores, Lisboa recebeu a maior conferência da Europa em tecnologias – a Web Summit 2019 e a AND, graças aos convites recebidos, visitou o certame e aproveitou a ocasião para assistir a algumas palestras de elevado interesse para a Associação; O Grupo Alberto Oculista doou à AND 4.400 pares de óculos (de sol e graduados) para distribuição por famílias carenciadas e sem abrigo em Portugal, e também em Angola. A AND esteve presente de 4 a 8 de dezembro na feira anual de Natal da FIL – Natalis. Durante quatro dias tivemos a oportunidade de divulgar a nossa Missão, o nosso trabalho e os nossos projetos de ajuda humanitária, bem como dar a conhecer o nosso calendário didático 2020 e ainda os trabalhos de artesanato feitos por uma das nossas voluntárias. Tivemos ainda a oportunidade de ser entrevistados pelo programa da RTP1 – Portugal em Direto;

2020

Perto do final do mês de janeiro fomos ao aeroporto de Lisboa fazer a partida oficial dos 4 voluntários AND que se deslocaram para a Beira, em Moçambique, com o objetivo de tratar de toda a logística relacionada com a chegada do contentor e listar necessidades e respetivas famílias carenciadas a quem seriam distribuídos os bens; Na escolinha AND em Benguela – Angola, 174 das 100 crianças que habitualmente frequentam a escolinha AND vêm buscar diariamente a sua refeição. Para dar resposta a todo este esforço foi inaugurada a nova cozinha, numa cerimónia que contou com a presença do Sr. Governador, entre outras autoridades locais. Por força da pandemia nos últimos meses foram distribuídas diariamente cerca de 208 refeições, com cada criança a trazer de casa a sua marmita para o “lanche” do final de tarde; Em Moçambique procedeu- -se à descarga do conteúdo do contentor de ajuda humanitária enviado pela AND, composto por 950 caixas com material hospitalar e bens de primeira necessidade; A reestruturação do projeto SEA e preparação dando continuidade ao desenvolvimento do projeto temos neste momento 15 zonas de distribuição de kits alimentares AND em Portugal, abrangendo cerca de 1.200 pessoas beneficiadas, a que acrescentámos 4 instituições de Apoio Social no mês de setembro; Em Benguela, na delegação de Angola da AND, durante esta fase de pandemia visitámos e demos seguimento a diversas famílias, ao mesmo tempo que continuámos a dar acompanhamento às 210 crianças da escolinha AND. Houve também espaço para a entrega de muito material hospitalar que oferecemos ao Hospital Central de Benguela. Durante o mês de outubro os coordenadores e voluntários AND do projeto SEA mantiveram a distribuição regular dos kits alimentares a 1.200 pessoas nas zonas onde a Associação centra o seu apoio: Lisboa, Montijo, Sintra, Cascais, Vila Franca de Xira, Loures, Santarém, Caldas da Rainha, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Alcobaça, Esposende, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Braga e Porto. Apesar do confinamento a Missão AND nas Filipinas conseguiu lançar alguns programas STEPS, inclusive um novo programa no norte de Samar, que está a ser ministrado a 16 crianças por um pastor juntamente com 8 professores voluntários e assistentes.

2021

Durante o mês de janeiro, a delegação local AND, na figura dos missionários Joy e Manny, deslocaram-se diversas vezes a diferentes povoações para distribuição de arroz e outros bens a famílias afetadas pela diminuição do turismo e consequente falta de emprego nas Filipinas; Após vários meses de muito trabalho e preparação, junho viu a Cozinha Social AND iniciar a confeção das refeições quentes para os sem abrigo com a nossa querida Adriana, amiga e voluntária AND há vários anos, a abraçar o desafio de cozinhar as 200 refeições necessárias; Este trimestre ficou também marcado por uma viagem de reconhecimento e sensibilização para registo da AND e tentativa de levantamento de novos Amigos entre alguns empresários portugueses nos EUA, bem como por uma reestruturação administrativa e do funcionamento AND, com o assumir de posição de colaboradores e entrada de novos elementos. O projeto “Todos por Cabo Delgado” evoluiu através da formação da equipa de missão e o início de contactos com entidades em Moçambique. Paralelamente continuou a recolha de elementos, a elaboração do projeto e respetivo cronograma, assim como a produção de folhetos de divulgação. Foi estabelecida uma parceria com a Associação Ukhaviera, de Cabo Delgado, e tratados os preparativos e logística para se proceder às diligências necessárias para o envio do contentor e equipa AND. A Dress a Girl Portugal, associou-se a este projeto e disponibilizou 500 vestidos e calções para as crianças, confecionados pelas suas voluntárias e que iremos fazer chegar pessoalmente a cada criança na província de Cabo Delgado. Infelizmente, no final de maio, um curto circuito nas instalações da escola provocou um incêndio que destruiu as instalações e áreas circundantes tendo ficado destruídos todos os equipamentos, mobílias e utensílios essenciais; O terreno de 6 hectares, comprado por amigos da delegação AND irá ser convertido num centro de formação agrícola. As casas existentes na propriedade estão a ser reparadas e preparadas para o futuro centro, estando também a ser construídos alojamentos para os estagiários que chegam de longe e que irão ficar a viver nas instalações durante a sua formação na área de agricultura biológica cujo governo irá apoiar financeiramente; a AND distribuiu mais de 5000 kits escolares para crianças em Portugal e em Moçambique. Cada kit, preparado no nosso armazém, foi composto por cadernos, canetas (azul, preta e vermelha), lápis, borrachas, afiador e lápis de cor; Durante o mês de outubro, a AND iniciou uma parceria com o Banco BPI no intuito de coparticipação dos colaboradores bancários na angariação de brinquedos para distribuição a crianças de famílias carentes Diversas empresas decidiram associar-se à AND e fizeram a recolha de dezenas de brinquedos que a a Associação preparou e distribuiu com muito amor e carinho por 120 crianças. durante o mês de outubro foi possível distribuir alimentos a muitas crianças e adultos famintos numa das zonas mais pobres de Panglao, Bohol, e reativar os cursos de leitura a mais de 150 crianças, 100 das quais com idades entre os 3 e 5 anos, e as restantes do ensino primário.

2022

A AND passou a fazer parte da lista de Associações do programa Ser Solidário. Esta inclusão na app da SIBS irá facilitar a captação de donativos para “Mudar o Mundo, um Coração de cada Vez” Os brinquedos, oferecidos pelo BPI e pela Multipessoal, foram distruídos por crianças de Colaride e na Costa da Caparica, a crianças de famílias refugiadas; Após a passagem do tufão Odette em finais de 2021, que deixou um rasto de destruição e centenas de desabrigados, muitos residentes locais têm vindo a receber o apoio da AND na reconstrução de habitações e também com a distribuição de kits de alimentos e refeições quentes; Trabalho de resgate e apoio em decorrência da guerra na Ucrânia: No centro de operações na Polónia foram entregues bens alimentares, medicamentos, agasalhos, produtos de higiene e farmácia, e recolhidos os 117 refugiados que em Portugal iniciaram uma nova fase da sua vida que desejamos seja passageira foi enviado um camião carregado com 19 paletes de material hospitalar, cirúrgico e medicamentos, destinado aos hospitais militares em território ucraniano. Em maio, a AND esteve presente no evento realizado pela SIBS para análise do impacto da sua campanha “Ser Solidário” e para distribuição de prémios às Associações aderentes. Os prémios foram distribuídos por categoria de intervenção social e entregues pelos representantes das instituições de crédito que colaboram com este projeto, tendo a AND sido uma das Associações contempladas. A Dress a Girl Portugal ofereceu à AND 5.000 vestidos e calções, tendo a Margarida e o João, voluntários AND, levado para a ilha do Sal, em Cabo Verde, uma mala cheia de felicidade com 100 vestidos e 50 calções, que distribuiram pelas crianças de dois bairros da ilha. Obrigado Dress a Girl Portugal! Com o mês de junho chegou também a preparação do envio de um contentor para Angola carregado com centenas de caixas contendo calçado, roupa, brinquedos, livros, artigos de puericultura, material didático e de lazer. Em breve daremos notícias do seu envio! O apoio à reconstrução das habitações atingidas pelo tufão Odette nas Filipinas tem continuado e foram distribuídas mais de 250 placas para os telhados de muitas casas em Ubay, que ainda não tinham sido reconstruídas. Para além da ajuda no regresso de famílias de refugiados à Ucrânia, tratando de toda a logística necessária, a AND continua com o trabalho de integração dos 188 refugiados trazidos de Dnipro; Em nome da AND, várias esposas de diplomatas viajaram até à Roménia, onde em colaboração com os nossos parceiros no terreno puderam fazer ajuda humanitária para um orfanato e apoiar etnias desfavorecidas Numa parceria BPI/AND, tivemos a participação de uma equipa de 60 participantes de várias dependências do BPI que durante 4 dias, em equipas manhã e tarde, se desdobraram em ações de voluntariado ajudando em diversos projetos da Associação. No primeiro dia as equipas deram-nos uma grande ajuda no projeto Novo Estudante, separando artigos escolares e preparando 100 kits para entrega a crianças desfavorecidas num contentor que se encontra em processo de preparação. Numa parceria com outra associação, a AND teve a oportunidade de tratar do envio de artigos de confeção para criança para distribuição nas aldeias montanhosas do país, numa instituição e a crianças de famílias sem recursos de outros locais da Argentina.

2023

> O donativo extra feito no mês de janeiro por um dos Amigos AND, foi providencial e direcionado para a nova estrutura da equipa AND e para o desenvolvimento das obras e melhorias da escolinha em Angola. Trabalho para fortalecimento da estrutura AND com a chegada de novas pessoas para composição da equipa.
> Para além das obras de melhoria e recuperação do espaço, houve também oportunidade para a colocação de mais professores na ajuda às cerca de 200 crianças. Também se procedeu ao envio de um contentor carregado com roupa, material de puericultura, calçado, brinquedos, material escolar, mobiliário e material informático, que seguiu para Angola acompanhado de uma equipa composta por um missionário e voluntária, que ajudaram na distribuição dos bens.
> Para além da realização de mais uma etapa para o alargamento da escolinha em Benguela, a AND empreendeu melhorias nas salas de aula, nas instalações sanitárias, no pátio e na cozinha social. Esta prova de amor e acreditar nesta missão, tornou também possível a construção de um muro no terreno recém-adquirido também com o donativo extra e destinado ao projeto “Semear o Futuro”, de um furo artesiano para obtenção de mais água potável – essencial para apoio às famílias locais, e a compra de uma carrinha para o transporte das crianças até à nossa escolinha.
> Iniciámos o ano com envio da 5ª ajuda humanitária a Ucrânia.
> A cedência de um armazém por parte de um Amigo AND foi crucial para as operações de preparação e de logística dos voluntários que trabalharam em mais uma viagem humanitária à Ucrânia. Foram dois meses de embalamento de cobertores, peças de roupa e outros bens, fecho e etiquetagem de caixas. Esta 5.ª viagem humanitária a Ucrânia, com envio do camião em março de 2023, teve como destino Dnipro, onde um membro AND recebeu um gerador e fez a distribuição dos bens alimentares, cerca de 2.000 cobertores, edredons, anoraques, casacos, luvas, cachecóis, meias, roupa térmica interior, brinquedos, material de puericultura, material escolar e 40 somiers.
> Os trabalhos no projeto de apoio à Ucrânia não param e a AND continua a fazer o acompanhamento das famílias que trouxe para Portugal através do fornecimento de cabazes alimentares que têm o apoio dos nossos queridos Amigos AND Somborn. Entretanto, na penúltima semana de junho, num armazém da Venda do Pinheiro cedido por um dos amigos AND, deu-se início à preparação de bens destinados à 6ª caravana humanitária à Ucrânia, que se viu reforçada com mais uma doação de vestuário e calçado que enchia uma carrinha e chegou ao nosso armazém de Loures também nessa semana.
> A AND em parceria com uma missionária enviou a Cabo Verde bens alimentares. A Guiné-Bissau, com foco nas regiões de Quebo, ilha de Orango, e Bissau – mercado de Bandim, também teve o apoio da AND através da doação de uma mota triciclo de carga e foram distribuídos materiais em Braile, medicamentos, cerca de 250 kg de arroz, mais de 250 kg de batatas, calções e vestidos para crianças, mochilas e diverso material escolar. A Casa de Amparo, uma instituição que surgiu como acolhimento à proteção de meninas que fogem aos casamentos forçados, mas que também acolhe crianças abandonadas, deficientes e doentes em geral, recebeu medicamentos, material escolar, chinelos e roupas.
> Prosseguindo a evolução da AND, nos meses de abril e maio, os voluntários administrativos dedicaram-se à reorganização do escritório AND em Lisboa. E, para dar suporte aos projetos em curso, em maio, tivemos a chegada de novos colaboradores para a área administrativa da AND. A nossa equipa prosseguiu e mantem contactos para obtenção de novos apoios na procura da expansão do Clube de Amigos AND,foi ainda possível adquirir uma viatura essencial para o apoio às muitas ações realizadas em Portugal.
> A exemplo de anos anteriores, uma equipa AND trabalhou de maio a julho na elaboração do Relatório Bianual, destinado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde é possível encontrar de forma mais pormenorizada as ações e o trabalho realizado pela AND nos anos de 2021 e 2022, bem como o Plano de Atividades para o biénio 2023-24.
> Em março, membros AND, distribuíram na zona da fronteira da Turquia com a Síria, a cerca de 500 famílias, entre turcos e sírios, pacotes alimentares para 30 dias. Para além disto foram alugadas instalações para receber mães e crianças desabrigadas. Através dos Amigos AND Turquia, conseguiu-se o envio de donativos e a compra no local de alimentos para distribuição em vários locais.
> Através da parceria com uma associação local, durante o mês de julho a AND procedeu à distribuição de alimentos a algumas famílias afetadas pelo sismo que atingiu a Turquia e a Síria em fevereiro passado e que só em território turco, provocou a morte de quase 46.000 pessoas, feriu 105.000 e afetou milhões de vidas.
> Em Moçambique, a AND continua o seu trabalho e procedeu à distribuição por crianças carenciadas de várias instituições, de vestidos e calções gentilmente manufacturados e doados pelas voluntárias da “Dress a Girl”.
> Outubro foi também tempo para o envio de ajuda humanitária para Moçambique, onde foram distribuídos por muitas crianças diversas caixas com material escolar, vestuário e outros bens. A retoma do envio de ajuda humanitária para Cabo Verde era um assunto já há algum tempo estudado pela AND. Os meses que antecederam o final do ano e a parceria com uma missionária em Portugal, tornaram realidade esse desejo e o envio de bens alimentares e vestuário para apoio a mais de 10 famílias. Respondendo mais um pedido de ajuda, em parceria com uma ONGD de Portugal, a AND enviou para a Guiné-Bissau e pela segunda vez no ano, apoio humanitário composto por material hospitalar, medicamentos, armações para óculos, batas hospitalares, material escolar, produtos de higiene e brinquedos.
> Dando conta do aumento da população sem-abrigo na região de Lisboa, a AND passou a oferecer no mês de novembro, para além do jantar, refeições de almoço na zona da Gare do Oriente, passando das 200 refeições semanais para 650. Esta alteração trouxe uma mostra significativa da situação alarmante que se vive em Portugal, onde se estimam existir mais de 10.000 pessoas sem-abrigo.
> Numa ação concertada e com espírito de união, no final do mês de maio foram preparadas entre a Teleperformance e a AND todas as etapas de uma ação de voluntariado que decorreu no mês de junho. Nos dias 10, 12, 13 e 15 de junho, numa ação conjunta com os voluntários da Teleperformance, uma equipa de voluntários da AND dedicou-se à organização do armazém de Lisboa, numa ação importante para a correta logística e manutenção dos bens armazenados naquele espaço. No dia 16 através de 22 voluntários e no dia 19, com 12 pessoas, foi a vez da ação de voluntariado no armazém de Loures, onde mais uma vez a parceria com a Teleperformance foi primordial. Para além do transporte em autocarro, cedido por um Amigo AND, foi também oferecido um lanche a todos estes nossos amigos.
> Em uma parceria com o Banco BPI, nos dias 17 e 19 de outubro, recebemos vinte dos seus funcionários nos nossos armazéns de Loures e Sobral. No final do mês, num dia de intenso trabalho, foi a vez de recebermos a ajuda de outros dezassete voluntários, desta vez trabalhadores da Teleperformance, que também ajudaram na separação de vestuário e brinquedos, preparando próximas ações humanitárias da AND.
> A AND continua a trabalhar em ações fora de Portugal sempre com a intenção de “Mudar o mundo, um coração de cada vez”. Neste sentido, desde 2022 que tem vindo a envidar esforços para retomar o seu trabalho no Brasil e, com o apoio dos nossos Missionários locais, no mês de julho essa vontade tornou-se realidade com trabalho na zona ribeirinha do Amazonas, levando cabazes a famílias carenciadas que vivem na região.
> Na sequência do apoio enviado para o Brasil, em parceria com uma associação local na zona ribeirinha do Amazonas, foi distribuído por cada criança um kit de higiene, um livro de atividades e um lanche. Houve tempo também para uma tarde de atividades recreativas para quase 50 crianças, com diversas brincadeiras e um jogo de futebol que, mesmo por brincadeira, desperta sempre muita paixão Sem querer interferir na política global ou na política interna de cada país, é sempre foco da AND a procura da prestação de apoio a todos os necessitados. Neste contexto, a Associação prestou ajuda no Nepal através de associações e missionários naquele país. Recolhidas por uma das nossas amigas missionárias, foi possível levar para a capital, Katmandu, nove crianças destinadas ao tráfico infantil, dando-lhes acompanhamento e reintegração social e escolar. Respondendo a um pedido, foi possível ajudar uma associação, também em Katmandu, que trabalha no apoio de emergência, recuperação pós- -desastre, desenvolvimento rural integrado (IRD), voluntariado, e programas infantis para educação e apoio à saúde. E, em parceria com uma outra associação que apoia deficientes visuais, a AND distribuiu bengalas brancas, folhas informativas em braille e sistemas de áudio a 16 pessoas visualmente incapacitadas.
> O projeto STEPS, em Bohol e Samar, continua a recuperar, através de muito trabalho e amor, todo o tempo perdido causado pela devastação da passagem do tufão Odette, que após dois anos ainda se faz sentir.
> No dia 9 de novembro, a fundadora da AND esteve numa reunião na Plataforma Portuguesa das ONGD para apresentar a nossa candidatura de adesão a esta associação.
> No seguimento de uma parceria de longa data com a Toys R US, a AND iniciou no final de outubro mais uma campanha de Natal onde os nossos voluntários, no Norte e Sul do país, tiveram a oportunidade de divulgar o nosso trabalho.
> Tal como em anos anteriores, a AND apoiou o evento musical “Christimas Miracle” na sua digressão por Portugal. Um evento que representa o amor à família e o verdadeiro significado do Natal e que, desde à quatro anos, viaja pela Europa com um musical gratuito para toda a família.
> Em mais um Natal, o banco BPI da Póvoa de Santa Iria ofereceu prendas que foram entregues a crianças carenciadas na região de Lisboa.

Each donation is an essential help which improves everyone's life

Quisque eu euismod arcu. Morbi et dapibus diam, sed interdum velit. Proin tempor nunc vel nisl condimentum, nec tempor risus lacinia.

Curabitur a fringilla eros. Pellentesque eu interdum nulla. Pellentesque porttitor dui nec leo condimentum, et euismod mi mollis.

Suspendisse a cursus magna. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas non metus ipsum. Integer elementum enim urna.

Vulputate orci, et ultrices tellus rutrum mollis. Fusce a eros tellus. Ut vitae risus sit amet nisl blandit rutrum quis ac enim. Etiam congue at.

Hanna Smith

Expert volunteer for years

ANOS
+ 0

A concrete help for a better and kind world

1

Donation Info

Quisque eu euismod arcu. Morbi et dapibus diam, sed interdum velit. Proin tempor nunc vel nisl condimentum.

2

How we work

Quisque eu euismod arcu. Morbi et dapibus diam, sed interdum velit. Proin tempor nunc vel nisl condimentum.

3

Possibility of help

Quisque eu euismod arcu. Morbi et dapibus diam, sed interdum velit. Proin tempor nunc vel nisl condimentum.

4

How we help

Quisque eu euismod arcu. Morbi et dapibus diam, sed interdum velit. Proin tempor nunc vel nisl condimentum.

Cada donativo é uma ajuda essencial que melhora a vida de todos

Promova esta Missão, ajude o Universo AND Mudar o Mundo,
Um Coração de Cada Vez!