Ucrânia

Ucrânia

Ucrânia

Em 1991, a União Soviética entrou em colapso e a Ucrânia surgiu como um dos novos Estados pós-soviéticos independentes. Em 1997, um tratado entre a Rússia e a Ucrânia estabeleceu a integridade das fronteiras ucranianas. Porém, existiam já grandes contrastes regionais, com o leste do país com uma maior inclinação pró-russa, ao contrário da parte ocidental, que durante séculos foi dominada por potências europeias como a Polónia e o Império Austro-Húngaro.

A Crimeia, zona da Ucrânia onde a Rússia mantém até hoje uma base naval, na cidade de Sebastopol, voltou a ficar sob controlo russo em 2014, quando o presidente Putin invadiu e anexou o território.

A 21 de Fevereiro de 2022, de forma unilateral, o presidente russo decidiu reconhecer como países independentes as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e de Lugansk, territórios de duas províncias ucranianas com o mesmo nome na fronteira com a Rússia e cujas capitais estão ocupadas por forças pró-russas desde 2014. Num discurso marcado pela constante evocação do passado soviético e pouco justificativo da ação invasora que desencadeou um conflito armado, Putin afirmou que “a Ucrânia moderna foi completamente criada pela Rússia”, e que “nunca teve uma tradição consistente como uma verdadeira nação”. Face ao início deste conflito, a AND assumiu este projeto humanitário centrado no resgate, acolhimento, inclusão e integração de alguns refugiados ucranianos previamente identifica dos, bem como o seu acompanhamento no nosso país.

A intenção inicial foi no sentido de uma ajuda pontual e única, dando resposta ao convite de um grupo de empresários Amigos da AND através da participação numa caravana de ajuda humanitária e resgate de refugiados na fronteira da Polónia com a Ucrânia. No entanto, esta acabou por ser a primeira de várias viagens humanitárias, onde a AND acabou por ter ação direta e até permanente dentro do território ucraniano.

Ucrânia

Campanha de Angariação de Fundos

A AND vai partir no próximo domingo em Missão de Ajuda Humanitária aos refugiados da Ucrânia, numa Caravana com 20 viaturas. O objetivo é o resgate de 160 refugiados (mulheres e crianças). Obrigado a todos aqueles que já se juntaram a nós nesta Missão.